Saiba o que é
A grande dependência da sociedade em utilizar combustível derivado do petróleo e devido a elevada poluição originada pelo emprego do mesmo, tem estimulado gradativamente a busca por fontes energéticas alternativas. Neste viés surge o biodiesel, um biocombustível derivado de fontes renováveis.
Algumas matérias primas que compõem este combustível são as gorduras de origem animal, o óleo vegetal e algumas espécies vegetais como por exemplo o girassol, amendoim, mamona e a soja, entre outros, estes caracterizam-se por emitir menos poluentes que o diesel (fonte não renovável). Atualmente 75% da produção brasileira é feita com óleo de soja, 20% com gordura animal e 05% restante com diferentes fontes renováveis.
Devido às grandes extensões de terra e capacidade de produção com baixo custo, os principais estados que favorecem a produção de biodiesel no Brasil, são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul.
Panorama do Biodiesel no Brasil
O biodiesel por sua vez, pode substituir totalmente ou parcialmente o diesel. Quando mistura-se os dois óleos, tem-se a percentagem de participação do biodiesel, onde B2 significa que possui 2% de biodiesel, B20 quando possui 20%, e assim por diante. A seguir é possível verificar a evolução do uso de Biodiesel no Brasil conforme disponibilizado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Percebe-se que apesar do avanço ser pequeno, cerca de 1% ao ano, havendo períodos de congelamento, em 2019 a perspectiva de crescimento era significativa na evolução do uso de biodiesel, podendo chegar a até 15%.
Entretanto, devido a pandemia que surgiu no ano de 2019, pela primeira vez desde a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira em 2020 faltou matéria prima para produzir, e por consequência houve uma flexibilização dos parâmetros, onde a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) foi obrigada a reduzir a mistura obrigatória de 12% para 10%.
No início de 2021 o Governo anunciou que a mistura do biodiesel passaria para 13% em março, contudo em abril reduziu novamente para 10% como manobra para segurar o preço do diesel que tem aumentado significativamente.
Principais benefícios
- O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que gera emprego e renda para o campo;
- É usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois é um produto miscível;
- O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel;
- Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa;
- É um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor;
- Possui baixo risco de explosão, facilitando o transporte e armazenamento;
- Para a utilização do biocombustível, não é necessário adaptar o motor de caminhões, tratores ou máquinas;
- Como combustível já é uma realidade em expansão;
- Protege o meio ambiente e promove a conservação de energia;
- Reduz a emissão de poluentes locais proporcionando melhorias na qualidade de vida e da saúde pública.
Entretanto, assim como outras fontes de energia renovável existem algumas desvantagens, como por exemplo:
- O custo de produção do biocombustível ainda é significativo, podendo custar até 3 vezes o gasto para produção de diesel;
- Para sua produção é necessário mão de obra qualificada;
- As matérias primas como soja e dendê, principais fontes da produção do biodiesel, estão invadindo florestas tropicais;
- Durante a produção é gerado um grande volume de glicerina, esse subproduto é vendido na forma de sabão a um preço muito inferior.