Soluções

ESTOQUE TEMPORÁRIO: 5 VANTAGENS DO SISTEMA ECOSOL

Saiba quais são:

Quando pensamos em transformação dos resíduos, vem diferentes tecnologias na mente. Mas todas elas necessitam de um padrão de alimentação na entrada para o sistema operar de forma otimizada, e é nesse ponto que a Ecosol se torna essencial. Pois, visa implantar um sistema completo de coleta, compactação e embolsamento.

A seguir listamos 5 vantagens ao adotar uma nova forma de gestão dos resíduos sólidos, que permite o controle do processo.

1 – TENHA UM ESTOQUE TEMPORÁRIO

Com o Sistema Ecosol é possível que o resíduo coletado, compactado e embolsado seja destinado a um local temporário, onde pode ficar armazenado pelo tempo que os usuários necessitarem. Possibilitando:

  • Manutenção da tecnologia de transformação;
  • Tempo hábil para o gestor obter recursos para aquisição de uma tecnologia de transformação;
  • Controle dos resíduos frente ao tempo de regularização da planta de transformação.

2 – MAXIMIZAÇÃO, LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ÁREA

Ao optar pelo embolsamento do resíduo, o município terá um local limpo e organizado, com o resíduo isolado do meio externo, evitando assim a presença de vetores e um local isento de odores.

3 – OTIMIZAÇÃO DE TRANSBORDO

Os galpões de triagem de resíduos costumam ser de pequeno porte, o que dificulta a seleção e destinação final dos resíduos em um único dia, tornando-se um gargalo no processo. 

Desta forma, ao utilizar o embolsamento o resíduo uma vez encapsulado pode ser triado conforme a capacidade da equipe, o espaço disponível e necessidade do processo, portanto, o embolsamento entra como um controlador de fluxo.

4 – OTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTE

Em municípios que são caracterizados por longas distâncias é possível optar pela instalação de ecopontos em lugares estratégicos, que são na verdade locais de transição, que não prejudicam o meio ambiente já que são estruturados com geomembrana, e com possibilidade de:

  • Aumento de produtividade na coleta;
  • Baixo investimento.

As bolsas uma vez geradas no ecoponto podem ser movimentadas com o auxílio de uma garra hidráulica acoplada a uma grua, e uma vez dispostas no veículo podem ser transportadas até o local de transformação dos resíduos sólidos. 

Além do mais, este cenário possibilita que municípios se juntem para usar uma única  planta de transformação reduzindo os custos. 

5 – ATENDA MAIS UM INSTRUMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)

O tratamento de resíduos sólidos é um dos instrumentos da PNRS, que posiciona-se favorável à cooperação técnica e financeira entre os setores público e privado para implementação de tecnologias que permitam a transformação, porém um gargalo nessa implementação é a matéria-prima para dar o start da planta.

A Ecosol entra como um facilitador, uma vez que possui um equipamento multifuncional que permite realizar a coleta, mas também permite que o resíduo permaneça estocado, mantendo-o isolado do meio ambiente em em uma bolsa impermeável, até que seja possível realizar o processamento deste.

Portanto, o Sistema Ecosol guarda energia para você!

Quer saber mais, acesse nosso site.

Danize de Souza Justen

Danize de Souza Justen

Analista de Pesquisa de Mercado na Ecosol Soluções Ecológicas. Engenheira Agroindustrial Agroquímica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Cursando Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária