Preservação da Natureza

[Poluição do solo] – As principais origens de contaminação

Você sabe quais são?

É comum discutirmos apenas sobre a poluição das águas ou do ar, mas a contaminação do solo também faz parte dos principais problemas ambientais a nível global, que atinge tanto os seres humanos, quantos os animais e a natureza como um todo.

Pode-se dizer que a poluição do solo consiste na alteração do local em questão e ocorre devido ao descarte de resíduos sólidos ou líquidos que não contribuem com a renovação do mesmo. 

Como exemplo dos principais vilões para a poluição do solo quanto a sua origem, tem-se: 

  • Origem urbana: o resíduo oriundo de centros urbanos, ocorre principalmente pelo acúmulo de resíduo sólido em áreas de descarte (lixões e aterros) e locais impróprios (terrenos baldios, rua, entre outros). Ao depositar o lixo diretamente sobre o solo tem-se um sério problema, pois durante o processo de decomposição ocorre a geração de chorume, que consiste em um líquido extremamente poluente e de odor forte, que acaba infiltrando-se no solo e atingindo o lençol freático trazendo sérios danos ao meio ambiente. E também dos esgotos domiciliares quando não recebem nenhum tipo de tratamento e são lançados ao meio.
  • Origem agrícola: A principal fonte de contaminação nos solos rurais ocorre devido ao uso indevido e/ou abusivo de agrotóxicos que deveriam ser utilizados em quantidade controlada para eliminar pragas, entre outros, e por adubação incorreta ou excessiva por parte dos manejadores. Além do descarte incorreto das embalagens contaminadas, outra fonte são as queimadas para abertura de campos que comprometem todo o ecossistema.
  • Origem industrial: as indústrias poluem o solo a partir do descarte incorreto de materiais e resíduos, que normalmente são representados por metais pesados e/ou produtos químicos perigosos, dentre esses tem-se muitas vezes o descarte de embalagens, restos de insumos utilizados na produção e o lançamento de efluentes. 

Dentre os principais problemas causados por diferentes origens, destaca-se:

  • Contaminação dos alimentos que são ingeridos por humanos e/ou animais;
  • Danos a diferentes espécies de plantas, que não conseguem manter-se em local poluído;
  • Poluição dos lençóis freáticos, ocasionando a contaminação das águas;
  • Com o aumento da poluição, contribui-se para o aumento da chuva ácida; 
  • Pode-se ter um solo infértil, com perda de nutrientes essenciais para o solo.

Nós cidadãos podemos contribuir, assim como a indústria e outros, confira algumas dicas de como é possível evitar a contaminação do solo:

    • Não jogue lixo no chão;
    • Faça o descarte correto de lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos;
    • Se você é agricultor faça o uso consciente do agrotóxico e descarte corretamente as embalagens, ou ainda opte por uma plantação orgânica;
    • Não provoque queimadas;
    • Dê destinação correta para o seu esgoto;
    • Descarte os resíduos domésticos corretamente e preferencialmente nos dias em que há coleta. 

É fundamental que tenhamos consciência de que o solo uma vez contaminado e/ou degradado, trará problemas em diferentes áreas, causando impactos ambientais, sociais, econômicos, sanitários e políticos. Portanto, todos saem prejudicados pois o solo é um recurso limitado e nem sempre é possível recuperá-lo, desta forma, devemos cuidá-lo!

Danize de Souza Justen

Danize de Souza Justen

Analista de Pesquisa de Mercado na Ecosol Soluções Ecológicas. Engenheira Agroindustrial Agroquímica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Cursando Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária