LegislaçãoTodas as categorias

[Empresas] Como evoluir o seu sistema de gestão ambiental com a ISO 14.001

Conheça a ISO 14001

O meio ambiente faz parte de uma preocupação constante da sociedade, das indústrias, comércios e dos governadores. Desta maneira, estar sintonizado com essa realidade requer um esforço não só econômico, como cultural, fazendo com que empresários e administradores passem a gerir suas atividades em conjunto com a adequada gestão ambiental.

É importante que as organizações reflitam e considerem instrumentos legais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e a pressão de uma sociedade consciente, exigente e o mercado mais rigoroso. Sendo esses pontos imprescindíveis para possibilitar o acesso a mercados diferenciados, mais lucrativos e a obtenção de certificações.

Uma das formas que possibilita evoluir no sistema de gestão ambiental empresarial, é a implantação da Norma ABNT ISO 14001, que estabelece alguns requisitos.

ISO 14001 – você sabe o que é?

Em 2015, ocorreu uma mudança na ISO 14001, a nova versão planejada leva em consideração tanto questões estratégicas, quanto a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida do produto, entre outros.

Desta forma, esta certificação possui o objetivo de auxiliar os gestores a adotarem responsabilidades ambientais em suas organizações, mas sempre visando em conjunto a necessidade de obtenção de lucro e de expansão dos negócios. 

Para isto é importante melhorar o desempenho ambiental, e isso se dará através do acompanhamento das reais reduções de emissões, efluentes e dos resíduos gerados pela organização, a partir do sistema de gestão ambiental implementado. Está norma preza pelos seguintes pontos: 

  • Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços; 
  • Inclua compromisso com a melhoria contínua e a prevenção de poluição; 
  • Vise o atendimento da legislação e regulamentações ambientais pertinentes e outros requisitos que a organização decida cumprir; 
  • Forneça a estrutura para o estabelecimento e análise crítica dos objetivos e metas ambientais; 
  • Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os funcionários; 
  • Esteja disponível ao público. 

A ISO em questão visa identificar os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos processos das organizações, para isto é utilizado a Análise do Ciclo de Vida (ACV), que vai desde a aquisição da matéria-prima priorizando sempre aqueles que causam menor impacto ambiental.

Buscando sempre por insumos sem agrotóxicos, fontes de energia renovável, como a energia solar, reduzindo o desperdício de água ao máximo e procurando redução e/ou outras alternativas para o resíduo gerado. Sendo fundamental haver um correto gerenciamento de resíduos sólidos de acordo com a ordem de prioridade da PNRS.

A análise busca ainda reduzir os custos inerentes ao processo industrial, avaliando o uso dos equipamentos e instalações, e ainda a fim de encontrar o correto gerenciamento de outras atividades ambientais referentes ao processo industrial.

A partir desse fato, pode-se fazer a relação direta entre a PNRS em comparação com o ciclo de vida, uma vez que a logística reversa, ajudará a definir e gerir os destinos de cada resíduo que fizer parte do processo produtivo. Por sua vez, torna-se uma ferramenta poderosa a ser aplicada atendendo assim tanto o sistema de gestão ambiental atual quanto a PNRS.

Mas quais são os pilares desta certificação?

Implementação e Certificação ISO 14001

Para organizações que buscam obter a ISO 14001, é necessário aplicar algumas medidas a fim de atender aos requisitos da norma em questão. É importante que os gestores estejam cientes que a obtenção desta norma é um pouco mais complexa que outras, como a ISO 9001 por exemplo.

Todo o processo de implementação costuma levar em média de 10 a 18 meses, em alguns casos o tempo de implementação pode ser maior. Os fatores que determinarão o tempo de obtenção variam, mas de maneira geral pode ser considerado o tamanho da empresa, dos recursos humanos disponíveis para o trabalho e do grau de envolvimento da direção. 

Já para empresas que possuíam a antiga certificação a adaptação torna-se mais fácil, mas não deve ser minimizada, é importante que a organização realize as adaptações necessárias para continuarem com a certificação.

Alguma das vantagens de empresas que conseguem ser certificadas com a ISO 14001 são:

  • A organização atende com os requisitos legais, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Traz visibilidade a empresa, perante clientes, parceiros e fornecedores preocupados com o meio ambiente;
  • Minimiza os impactos ambientais;
  • Possibilita a abertura de novos negócios;
  • Melhora a eficiência operacional;
  • Traz redução de custos, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, água e gerenciamento de resíduos;
  • Ganho de credibilidade e confiança perante agências reguladoras;
  • Aumenta significativamente as vantagens competitivas e financeiras.
Danize de Souza Justen

Danize de Souza Justen

Analista de Pesquisa de Mercado na Ecosol Soluções Ecológicas. Engenheira Agroindustrial Agroquímica - Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.