Muitos empreendedores acreditam que após vencerem a etapa de licenciamento de suas atividades, estão livres de preocupações ambientais. Porém, após obtida a licença prévia, de instalação e operação, não significa que a empresa deixará de gerar impactos ao meio ambiente.
E cada vez mais, os líderes empresariais que desejam manter suas organizações competitivas frente aos desafios, precisam pensar além do licenciamento ambiental, e ajustar seu modelo de gestão na busca pela sustentabilidade. Esse pensamento traz mudanças, ocorrendo assim uma quebra de paradigma.
De maneira transparente, não é novidade que o pilar central de uma empresa é a rentabilidade e pode até mesmo parecer contraditório pensar em sustentabilidade para este ramo. Porém, saber que ao longo de toda a cadeia produtiva pode-se adotar boas práticas sociais e ambientais, amplia a capacidade imaginativa para começar a enxergar as empresas como agentes de mudanças.
Desse modo, faz-se necessário que empreendedores busquem formas de medir seu desempenho frente a questões ambientais. E um forte aliado nessa busca, são as ferramentas de gestão ambiental, com base nesta demanda, em 2004 surgiu então a NBR ISO 14031, proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O objetivo principal desta ferramenta é medir e analisar o desempenho ambiental de uma empresa, para comparar os resultados com as metas definidas no estabelecimento do sistema de gestão ambiental (SGA) e comprovar as melhorias alcançadas.
Esta ferramenta, dá suporte aos requisitos da ABNT ISO 14001, que permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Também ajuda nas orientações da ABNT ISO 14004, que visa auxiliar o estabelecimento quanto à implementação, manutenção e melhoria do SGA. É importante frisar que apesar da ISO 14031 dar suporte a outras ISO’s, isto não a limita de ser utilizada independentemente.
Porém, é importante lembrar que esta ISO não estabelece níveis de desempenho ambiental, portanto, não pode ser utilizada com o propósito de certificação ou registro!
Qualidade do meio ambiente, é representado por qual indicador?
O ICA é um indicador que fornece informações referente à qualidade do meio ambiente no qual a empresa está localizada, a partir de medições realizadas de acordo com os padrões e regras ambientais estabelecidos pelas normas e dispositivos legais.
O ar é um exemplo clássico de verificação, e pode ser acompanhada através da medição da concentração de um dado contaminante, a frequência de ocorrência de névoas fotoquímicas em uma área local definida, e/ou o odor medido a uma distância específica da instalação da empresa.
Todavia, podem existir outros fatores a serem mensurados e acompanhados como por exemplo, parâmetros do solo, da flora, da fauna e até mesmo a população humana numa área local ou regional.
Você sabe qual indicador foca no desempenho empresarial e eficiência ambiental?
- Indicadores de Desempenho Gerencial (IDG): referem-se à informações dos esforços da gestão da empresa que possuem o poder de influenciar de maneira positiva o desempenho ambiental, este por sua vez, inclui desde o atendimento aos requisitos legais, a utilização correta dos recursos, o fornecimento de treinamento a equipes e investimentos em programas ambientais no setor industrial.
- Indicadores de Desempenho Operacional (IDO): referem-se às informações sobre o desempenho das operações do processo produtivo da empresa e vão desde a entrada até a saída de materiais, fornecimento de insumos, o projeto, a instalação, a operação (consumo de energia, matéria prima e geração de resíduos) e a manutenção das instalações físicas e equipamentos, que é um ponto muito importante dentro das organizações, para quem busca resultados positivos.
Uma observação a ser feita, em relação a ISO 14031 é que esta norma é compatível com qualquer empreendimento, ou seja, tanto o de grande quanto o de pequeno porte podem fazer uso deste recurso. Portanto, a implementação desta ferramenta é extremamente atrativa, pois auxilia as empresas a atuarem de modo transparente.
Possibilitando que por meio da Avaliação de Desempenho Ambiental, a organização identifique e avalie a sua postura em relação ao meio ambiente, incentivando o compromisso com a natureza, e auxiliando até mesmo em auditorias ambientais dentro da organização e a Análise do Ciclo de Vida (ACV) diminuindo os impactos causados por produtos e serviços.
Você sabe quais pontos deve-se estar atento ao definir indicadores para seu empreendimento? Confira algumas dicas:
- Conheça bem o seu negócio, verifique o consumo de energia, a geração de resíduos poluentes, a utilização de matérias-primas e vários outros fatores que movimentam a corporação diariamente, isso traz impactos à natureza;
- Estabeleça objetivos a serem cumpridos a médio e longo prazo, como por exemplo, a redução no consumo de energia ou investimento no tratamento dos efluentes industriais gerados pela organização;
- O indicador deve ser fácil de monitorar e ser sensível;
- Deve ser uma fonte de informação;
- Deve possuir um enfoque preventivo ou antecipatório;
- Opte sempre por trabalhar com valores discerníveis (padrões);
- Procure manter sempre uma periodicidade adequada de coleta de dados, com máximo profissionalismo, sempre objetivando a redução dos impactos ambientais;
- Elabore um conjunto de indicadores com função de aplicabilidade e não de conveniência, ou que não possa ser mensurado na prática!