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A importância da Educação Ambiental no âmbito empresarial

Com a globalização e o avanço na industrialização, torna-se evidente o papel das empresas e o dever de ajudar o meio ambiente. Isso porque utilizam tantos recursos naturais em seus processos e geram tantos impactos ambientais, que possuem um dever com o nosso planeta!

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Desta forma, tanto empresas de pequeno porte quanto as multinacionais devem preocupar-se e estarem atentas quanto à necessidade de haver um correto gerenciamento ambiental para diminuir e evitar os possíveis impactos. Essa tarefa muitas vezes é desafiadora para algumas empresas, mas é essencial

Quando mal conduzida, além dos impactos ao meio ambiente, pode trazer um retorno negativo à imagem da empresa e tornar-se uma despesa. Uma forma de facilitar o processo de gerenciamento é através da implementação da educação ambiental empresarial no ambiente organizacional.

Por meio dessa estruturação, a empresa adquire uma visão estratégica em relação ao meio ambiente, deixando de agir em função apenas dos riscos, passando a perceber também oportunidades. Claro que, isso somente é possível, se todos compartilharem da mesma visão e estiverem motivados.

Sendo assim, é importante que a responsabilidade ambiental seja compartilhada entre todos os setores, ou seja, entre a área operacional, administração, compras, projetos, serviços gerais, entre outros.

Quando a organização passa a enxergar as questões ambientais sob a mesma ótica, soluções criativas surgem espontaneamente e oportunidades são melhor exploradas, como por exemplo:

  • Aproveitamento de rejeitos;
  • Substituição de insumos;
  • Reciclagem;
  • Redução do consumo de energia;
  • Redução da geração de resíduos;
  • Redução no consumo de água;
  • Mudanças tecnológicas;
  • E outros.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Ethos cerca de 69% das empresas do País já reconhecem a importância da sustentabilidade no processo de planejamento de suas atividades. 

Isso significa que mais de 50% das empresas concordam em levar conhecimento aos colaboradores. Mas, muitas vezes vem o questionamento de como a educação ambiental pode ser implementada em sua organização?

Política de Educação Ambiental: como pode ser implantada em uma empresa?

Existem inúmeras formas de colocar em prática a Política de Educação Ambiental dentro de uma empresa, conscientizando e incentivando seus colaboradores a participarem dessa mudança cultural.

► Confira a seguir algumas dicas:

  • Busque oferecer palestras, aulas e cursos aos colaboradores sobre temas variados, como sustentabilidade, resíduos, realidade ambiental da empresa, dentre outros temas “ambientalmente importantes”;
  • Busque capacitar seus colaboradores para aplicar os 5Rs na prática;
  • Busque implantar ferramentas de qualidade;
  • Busque campanhas sustentáveis, como por exemplo, o incentivo ao uso de copos próprios pelos funcionários ou garrafas, a fim de extinguir o uso de copos plásticos, ou ainda incentivar a redução das impressões;
  • Espalhe cartazes contendo informação ambientalmente relevantes, como reciclagem e consumo consciente;
  • Distribua algumas cartilhas ou e-mails contendo assuntos, legendas e desenhos capazes de tornar o ambiente de trabalho ambientalmente seguro e em conformidade com as legislações vigentes;
  • Promova programas de incentivo à separação do lixo reciclável e à coleta seletiva;
  • Abra grupos de discussões envolvendo as problemáticas ambientais atuais da empresa, a fim de que sejam expostas as eventuais soluções.

Vantagens

Apostar na educação ambiental é ter diversos retornos positivos, dentre eles podemos destacar:

  • Redução de riscos de acidentes ecológicos;
  • Melhor utilização dos recursos naturais disponíveis, evitando desperdício e estimulando o reuso;
  • Redução nas contas de água e luz;
  • Adoção do descarte adequado de resíduos, através da reciclagem;
  • Fortalecimento da imagem da empresa junto a fornecedores, clientes, autoridades, bem como toda a sociedade;
  • Melhoria significativa na administração de recursos energéticos, humanos e materiais;
  • Colaboradores e funcionários comprometidos com os objetivos da empresa;
  • Marketing positivo das marcas, produtos e serviços da empresa;
  • Vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
  • Aumento dos lucros e ativos da empresa como consequência do melhor posicionamento da marca, produtos e serviços no mercado;
  • Comprometimento com ações que preservam o meio ambiente e garantem um presente e futuro saudável, inclusive para as ações empresariais;
  • Diminuição dos passivos e destaque dos ativos ambientais, agregando valor aos aspectos ambientais das atividades empresariais.
Danize de Souza Justen

Danize de Souza Justen

Analista de Pesquisa de Mercado na Ecosol Soluções Ecológicas. Engenheira Agroindustrial Agroquímica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Cursando Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária