Com a globalização e o avanço na industrialização, torna-se evidente o papel das empresas e o dever de ajudar o meio ambiente. Isso porque utilizam tantos recursos naturais em seus processos e geram tantos impactos ambientais, que possuem um dever com o nosso planeta!
Desta forma, tanto empresas de pequeno porte quanto as multinacionais devem preocupar-se e estarem atentas quanto à necessidade de haver um correto gerenciamento ambiental para diminuir e evitar os possíveis impactos. Essa tarefa muitas vezes é desafiadora para algumas empresas, mas é essencial!
Quando mal conduzida, além dos impactos ao meio ambiente, pode trazer um retorno negativo à imagem da empresa e tornar-se uma despesa. Uma forma de facilitar o processo de gerenciamento é através da implementação da educação ambiental empresarial no ambiente organizacional.
Por meio dessa estruturação, a empresa adquire uma visão estratégica em relação ao meio ambiente, deixando de agir em função apenas dos riscos, passando a perceber também oportunidades. Claro que, isso somente é possível, se todos compartilharem da mesma visão e estiverem motivados.
Sendo assim, é importante que a responsabilidade ambiental seja compartilhada entre todos os setores, ou seja, entre a área operacional, administração, compras, projetos, serviços gerais, entre outros.
Quando a organização passa a enxergar as questões ambientais sob a mesma ótica, soluções criativas surgem espontaneamente e oportunidades são melhor exploradas, como por exemplo:
- Aproveitamento de rejeitos;
- Substituição de insumos;
- Reciclagem;
- Redução do consumo de energia;
- Redução da geração de resíduos;
- Redução no consumo de água;
- Mudanças tecnológicas;
- E outros.
De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Ethos cerca de 69% das empresas do País já reconhecem a importância da sustentabilidade no processo de planejamento de suas atividades.
Isso significa que mais de 50% das empresas concordam em levar conhecimento aos colaboradores. Mas, muitas vezes vem o questionamento de como a educação ambiental pode ser implementada em sua organização?
Política de Educação Ambiental: como pode ser implantada em uma empresa?
Existem inúmeras formas de colocar em prática a Política de Educação Ambiental dentro de uma empresa, conscientizando e incentivando seus colaboradores a participarem dessa mudança cultural.
► Confira a seguir algumas dicas:
- Busque oferecer palestras, aulas e cursos aos colaboradores sobre temas variados, como sustentabilidade, resíduos, realidade ambiental da empresa, dentre outros temas “ambientalmente importantes”;
- Busque capacitar seus colaboradores para aplicar os 5Rs na prática;
- Busque implantar ferramentas de qualidade;
- Busque campanhas sustentáveis, como por exemplo, o incentivo ao uso de copos próprios pelos funcionários ou garrafas, a fim de extinguir o uso de copos plásticos, ou ainda incentivar a redução das impressões;
- Espalhe cartazes contendo informação ambientalmente relevantes, como reciclagem e consumo consciente;
- Distribua algumas cartilhas ou e-mails contendo assuntos, legendas e desenhos capazes de tornar o ambiente de trabalho ambientalmente seguro e em conformidade com as legislações vigentes;
- Promova programas de incentivo à separação do lixo reciclável e à coleta seletiva;
- Abra grupos de discussões envolvendo as problemáticas ambientais atuais da empresa, a fim de que sejam expostas as eventuais soluções.
Vantagens
Apostar na educação ambiental é ter diversos retornos positivos, dentre eles podemos destacar:
- Redução de riscos de acidentes ecológicos;
- Melhor utilização dos recursos naturais disponíveis, evitando desperdício e estimulando o reuso;
- Redução nas contas de água e luz;
- Adoção do descarte adequado de resíduos, através da reciclagem;
- Fortalecimento da imagem da empresa junto a fornecedores, clientes, autoridades, bem como toda a sociedade;
- Melhoria significativa na administração de recursos energéticos, humanos e materiais;
- Colaboradores e funcionários comprometidos com os objetivos da empresa;
- Marketing positivo das marcas, produtos e serviços da empresa;
- Vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
- Aumento dos lucros e ativos da empresa como consequência do melhor posicionamento da marca, produtos e serviços no mercado;
- Comprometimento com ações que preservam o meio ambiente e garantem um presente e futuro saudável, inclusive para as ações empresariais;
- Diminuição dos passivos e destaque dos ativos ambientais, agregando valor aos aspectos ambientais das atividades empresariais.