SoluçõesTodas as categorias

Como evitar contaminação de chorume com embolsamento

O resíduo oriundo do comércio, residências, entre outros, após determinado período iniciam o processo de decomposição, que por sua vez, acaba gerando um líquido conhecido como chorume, lixiviado ou percolado.

Porém, é válido mencionar que este também está presente no momento da coleta, pois muitas vezes o resíduo demora para ser destinado a lixeira e para ser recolhido. Na grande maioria dos caminhões de coleta esse líquido acaba em contato com o solo devido a vazamentos e a baixa capacidade de armazenamento. 

O chorume possui coloração escura, viscosa, com cheiro forte e extremamente desagradável, muitas vezes com concentração de substâncias tóxicas e metais pesados devido a falta de segregação dos resíduos.

Você sabe quais os danos causados pelo chorume?

Um dos impactos causados pelos resíduos quando descartados de qualquer maneira é o lixiviado, que acaba sendo gerado quando o rejeito entra em contato direto com o solo,  infiltrando-se no mesmo e ocasionando a contaminação do lençol freático e as águas subterrâneas, causando sérios danos, muitas vezes irreversíveis. 

O cuidado não é apenas no momento da destinação final, mas também em locais de disposição temporária como em centrais de triagem e transbordo.

Infelizmente, este descarte do resíduo ainda é um problema, pois na maioria das vezes os municípios possuem apenas uma coleta precária de resíduos, sem a destinação final ambientalmente adequada. 

Mas você sabia que com a aplicação de uma tecnologia inovadora é possível resolver simultaneamente o problema da destinação final dos resíduos e a coleta do chorume? Confira!

Redução de líquidos na compactação

O equipamento desenvolvido pela Empresa Ecosol possui uma alta taxa de compactação, podendo reduzir em até 4 vezes o volume do resíduo e consequentemente reduzir a presença de líquidos uma vez que extrai boa parte da umidade.

Drenagem do líquido 

O equipamento de coleta ECOTRUCK 2.0 ainda possui um sistema de drenagem e bombeamento do chorume, este por sua vez é encaminhado para tanques laterais de armazenamento garantindo que o lixiviado removido permaneça ali durante a coleta para que possa ser armazenado e acondicionado em outro local até o momento do envio ao tratamento.

Dentre as alternativas para tratar de forma correta o percolado gerado, tem-se:

  • Tratamento biológico: Esse é um método acessível, de baixo custo que utiliza bactérias anaeróbicas e aeróbicas, e tanques de compostagem;
  • Tratamento químico: utiliza-se substâncias químicas como o cal e cálcio; 
  • Tratamento bioquímico: As plantas são responsáveis por realizar esse tipo de tratamento, elas atuam como barreiras.

No Brasil, o método de tratamento de chorume mais empregado é o tratamento biológico. É importante destacar que assim como os resíduos, o chorume também deve ter destinação final correta atendendo assim a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Com o uso de um sistema inovador você sabia que este processo pode ser facilitado, há exemplo tem-se os equipamentos da Ecosol, ficou curioso? Então acesse aqui para saber mais. 

Danize de Souza Justen

Danize de Souza Justen

Analista de Pesquisa de Mercado na Ecosol Soluções Ecológicas. Engenheira Agroindustrial Agroquímica - Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.