Todas as categorias

4 Sinais de que seu município precisa melhorar a gestão de resíduos sólidos

Mesmo com todos os incentivos no Brasil para melhorar a gestão dos resíduos sólidos, ainda hoje, mais de 2.500 municípios encontram-se com a disposição inadequada dos resíduos. 

Isso é resultado da carência de recursos financeiros, falta de ousadia para implantar novas tecnologias e de capacidade técnica para a gestão de resíduos sólidos na maioria dos casos. 

Será que seu município é um destes? 

Confira a seguir 4 sinais de que você faz parte deste levantamento e que precisa melhorar a gestão dos resíduos sólidos no seu município.

1- No seu município a destinação final é inadequada?

No Brasil, há mais de 2.600 lixões a céu aberto em atividade. Grande parte deles estão instalados em municípios com poucos habitantes, os quais não possuem estrutura e nem recursos suficientes para estruturar um local adequado para destinar seus resíduos corretamente.

2 – No seu município há presença frequente de vetores, ou aves, como o urubus?

Em locais onde ocorre a destinação final inapropriada é comum a presença de vetores como vermes, aves e outros. Isto deve-se, principalmente, à exposição do resíduo nesses locais, pois no Brasil, mais de 50% do resíduo destinado ao lixo é composto por restos de alimentos. 

A presença desses vetores traz grandes riscos à saúde, principalmente para quem acaba trabalhando com esses resíduos.

3- Seu município possui forte odor nas regiões de destinação do resíduo?

Ao redor destes locais o cheiro torna-se quase insuportável, isto porque o lixo uma vez disposto ali, permanece a céu aberto e durante a decomposição acaba liberando gases e um líquido (chorume) de odor forte.

Estes ficam em contato direto com o meio ambiente, e são levados pelo vento a uma distância significativa e o líquido percola ao solo contaminado o local.

4- O seu município sofre com queimadas de resíduos?

Os resíduos quando não cobertos estão suscetíveis a queima, e este evento emite grandes quantidades de carbono negro, o segundo principal poluente causador do aquecimento global depois do dióxido de carbono (CO2). Além disso, essas queimadas podem causar acidentes.

Se você como gestor público identificou algo em comum com seu município, isto é um sinal de que a gestão dos resíduos precisa ser melhorada, e nós temos a solução para você! Confira.

O Sistema Ecosol é inovador e permite uma gestão dos resíduos sólidos desde o momento da coleta até a disposição final. 

Isto porque nosso sistema é 3 em 1, ou seja, permite que seja coletado, posteriormente realiza a compactação o que reduz consideravelmente o volume de resíduo presente e por fim realiza o embolsamento destes, garantindo que o mesmo uma vez coletado não tenha mais contato com o meio externo, trazendo os seguintes benefícios:

  • Destinação final dos resíduos adequada;
  • Evita a proliferação e atração de vetores, uma vez que o resíduo é embolsado, este não serve de alimento para animais;
  • Como o resíduo permanece isolado do meio externo, e pela decomposição ocorrer de forma anaeróbica e grande parte da umidade ser removida na coleta, a geração de gás é tão lenta que torna-se quase que imperceptível;
  • O resíduo uma vez coberto, evita que ocorra a queima.

Quer saber mais sobre essa solução? Acesse nosso site.

Andrieli de Souza Alves

Andrieli de Souza Alves

Engenheira Agroindustrial - Ênfases em Indústrias Alimentícias e Agroquímica