Você quer ter uma cidade assim?

Você quer ter uma cidade assim, estou certo? No vídeo eu te mostro um exemplo de como ter uma cidade limpa e organizada. Seu município também pode ser assim.

As ações começam pela conscientização da população que deve fazer a sua parte também. E prossegue com o poder público com uma correta gestão dos resíduos sólidos urbanos.

 

Hoje vamos te levar para conhecer Gramado. É uma cidade muito bonita em que sua maior renda está voltada para o turismo. Gramado fica situada na região da Serra Gaúcha, mais conhecida como Região das Hortênsias, no Rio Grande do Sul. A cidade é conhecida mundialmente pelas belas paisagens e pelo turismo, e hoje vamos mostrar este exemplo de cidade limpa e organizada para você e como pode aplicar na sua cidade.

Em Gramado, existe uma lei municipal que proíbe a panfletagem, independente da sua finalidade, ou seja, há uma preocupação da prefeitura em manter a cidade limpa. Isso valoriza a cidade como um todo e ajuda o comércio local. Quanto mais limpa e organizada a cidade é, mais turistas ela atrai e o comércio da região agradece.

Ruas de Gramado
Ruas de Gramado

Andando pelas ruas e avenidas de Gramado, podemos observar a presença constante de lixeiras, sempre indicadas para lixo orgânico e lixo seco. Podemos observar também muitos canteiros bem arborizados e com flores bem cuidadas, pois esta é uma preocupação de todos os moradores e de seus gestores, para que os turistas tenham uma experiência agradável ao visitar a cidade.

Para se ter uma ideia dessa preocupação, nós fizemos um teste: contamos quantos passos dariam entre uma lixeira e outra, e no total foram 25!

Gramado é um exemplo de cidade que se preocupa em manter um ambiente agradável e limpo para seus visitantes e seus moradores, e com pequenas atitudes, como proibir panfletos e distribuir várias lixeiras, faz dela a segunda cidade mais visitada no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Você sabia disso?

Você, como gestor público, também pode ter uma cidade assim. Conscientizar a população e alertar do dever de manter a cidade limpa é só o primeiro passo, mas que já trás grandes mudanças!

Veja a cidade que também é um exemplo da boa gestão.

Um abraço e até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *