Notícias

Seu município corre o risco de não ter água potável amanhã! Veja por que!

4 dicas para prevenir a contaminação dos recursos naturais na sua cidade.

Este vídeo mostra como Manila reverteu uma situação de alto grau de comprometimento ambiental e apresenta 4 dicas para que seu município fique fora da estatística anterior. Ressalta, ainda, que prevenir a contaminação dos recursos naturais não apenas vai preservar o meio ambiente e o acesso à água potável, como também, vai solucionar grande parte dos problemas de saúde pública.

Segundo dados das Nações Unidas, se continuarmos mantendo o nosso padrão de consumo e o descaso com os recursos naturais, em 2050, 75% da humanidade terá dificuldade de acesso à água potável no planeta.

Imagine 3/4 das espécies do planeta simplesmente deixando de existir? Pois esta é a conclusão dos estudos de cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Para que isso não ocorra, é imprescindível darmos a devida importância aos nossos recursos naturais. Evitar a contaminação de águas, solo e ar, é fundamental para o futuro das próximas gerações.

Você gostaria de ter uma cidade sustentável, reconhecida pela preservação dos recursos naturais, gerando maior desenvolvimento e atratividade para o seu município, correto?

A história do canal Paco, nas Filipinas

Por isso, vou te contar uma história. Um exemplo extremo de melhoria dos recursos naturais aconteceu no Canal Paco, em Manila nas Filipinas. Esse local era considerado irrecuperável, um verdadeiro esgoto a céu aberto. Hoje, é um caso de referência que reabilitou a paisagem do local.

Canal Paco antes e depois
Canal Paco antes e depois

Profundamente contaminado pelo lixo e pelas águas do esgoto da cidade, era conhecido por sua paisagem desagradável e completamente poluído.

Mas uma solução de baixo custo, através da implantação de sistemas de ilhas, a paisagem caótica foi substituída por um lugar verde, coberto por plantas aquáticas que são capazes de filtrar os poluentes sem a utilização de produtos químicos.

Diversas melhorias foram observadas através dessa solução, como:

  • Águas residuais tratadas;
  • Rios restaurados;
  • Margens revitalizadas;
  • Qualidade da água aumentada notavelmente e
  • Biodiversidade amplamente elevada.

Claro que o sucesso desse projeto de revitalização do canal Filipino foi graças ao engajamento da sociedade e a vontade política, dando uma visibilidade mundial ao caso.

Não deixe que seu município chegue a uma situação limite como o caso de Manila! Tenha uma cidade limpa com recursos naturais preservados e consequentemente terá uma população saudável.

Como fazer a diferença na sua cidade?

Por isso, vou te dar algumas dicas para ter uma cidade sustentável e com seus recursos naturais preservados:

  1. Alerte a população da importância de não jogar lixo nas águas, principalmente se sua cidade é banhada por rios ou mar.
  2. Não jogue o esgoto da sua cidade sem tratamento adequado nos córregos, rios, lagoas ou mares. Isso vai evitar o aumento da matéria orgânica na água, causadora do enorme desequilíbrio ao ecossistema.
  3. Fiscalize as empresas da sua região para evitar o descarte clandestino de produtos poluentes nas águas, solos e ar.
  4. Faça a gestão correta dos resíduos sólidos urbanos de sua cidade. Evitando a contaminação dos recursos naturais decorrentes dos líquidos, sólidos e gases poluentes.

Prevenir a contaminação de recursos naturais, não apenas vai preservar o meio ambiente, como também vai solucionar grande parte do problema de saúde pública. Uma população saudável é de interesse de todos. Pense nisso!

Faça a diferença e fique ligado nos nossos conteúdos.

Abraço!

Deixe uma resposta