Doenças e Epidemias

O que fez do Brasil a casa ideal para o Aedes Aegypti?

O que fez do Brasil a casa ideal para o Aedes Aegypti? O Programa Bem Estar da Rede Globo mostra porque temos as condições ideais para a proliferação do mosquito.

Confira o vídeo e reflita sobre a possibilidade de novas alternativas no destino adequado do lixo em sua cidade.

Vídeo Editado – Fonte: Programa Bem Estar da Rede Globo de 28/03/2017

 O programa leva o telespectador para uma viagem discreta e reveladora, com uma lente super poderosa, onde mostra a vida de um inimigo da nossa saúde: o Aedes Aegypti. Também fala sobre os cuidados que devemos ter para manter esta ameaça longe da população.

Segundo a matéria, “o mosquito Aedes Aegypti está na maioria das cidades brasileiras e já transmite 3 doenças. O perigo é passar a transmitir uma quarta, a febre amarela.

Mosquito Aedes Aegypti

Você sabia? O mosquito pode sugar até 2 vezes o seu próprio peso em sangue! E vivendo apenas 30 dias, a fêmea consegue pôr 100 ovos!

Conhecer seus hábitos é um passo para evitar a presença dele dentro de casa, mas isso só funciona com uma resposta integrada, que envolve ainda a limpeza urbana e o acesso à água.

No vídeo, pode ser observado que o descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais causas da proliferação do mosquito. Mostra também que, o descuido com apenas uma lata de lixo destampada pode transformar-se no local ideal para o depósito e o desenvolvimento das larvas. A fêmea coloca seus ovos nos resíduos mesmo que secos, e quando há chuva, a lava do mosquito se desenvolve.

O que pode ser feito

Neste caso, é fundamental a conscientização da população para tomar os cuidados necessários para evitar tais situações. Mas de nada adianta a população fazer a sua parte, se a gestão pública descuidar-se na coleta e no destino final destes resíduos sólidos, correto? Imagina se apenas uma lata de lixo destampada exposta à água da chuva pode hospedar milhares de larvas do mosquito, o que pode ocasionar o descarte incorreto de uma cidade inteira? Pense nisso.

Um abraço!

Veja o post: Você sabe qual o animal que mais mata?

Deixe uma resposta