Resíduos Sólidos

O problema do lixo nos municípios brasileiros.

O problema do lixo nos municípios brasileiros também afeta a sua cidade?

No seu município existem áreas onde a população descarta o lixo de forma inadequada, colocando em risco o meio ambiente e as pessoas?

 

Confira no vídeo abaixo:

Você já se deparou com lixo espalhado em lugar impróprio? Com muitas sacolas rasgadas, peças de veículos, restos de podas, garrafas de bebidas,  pneus e até material de construção? Sentiu vontade de fazer algo para mudar esta triste realidade que afeta muitos municípios no Brasil todo?

Pois hoje vamos te mostrar uma situação que vem acontecendo com vários municípios brasileiros, e que nos deparamos por acaso passando por um caminho de chão batido.

Não há como não registrar o descarte incorreto do lixo. No vídeo, podemos observar que há um açude próximo ao lixo jogado na beira da estrada, e que também há lugares onde a água da chuva se acumulou, e como todos sabemos, é um foco muito propício para proliferação de vetores, causadores de doenças, como Dengue, Febre Amarela e Zika Vírus.

E o pior: há uma placa no local informando que é PROIBIDO JOGAR LIXO!

Depositar lixo em local proibido pode gerar multa

O problema é que nem uma placa dizendo que é Proibido Jogar Lixo é capaz de intimidar a população a seguir as regras, mesmo com punições mais severas, como uma multa. O problema está na conscientização da população que insiste em jogar o lixo em locais impróprios, fazendo um mal para ele mesmo, pois fica sujeito à doenças originadas do lixo e de seus vetores.

O ato de depositar lixo em local inadequado pode gerar notificação e multa no valor aproximado de R$1.500,00. Este valor varia conforme VRF (Valor de Referência Fiscal) e conforme a lei municipal de cada cidade, e pode chegar a até R$4.000,00 dependendo do impacto ambiental.

Você não quer isso para sua cidade, não é? Faça sua parte e informe a população sobre os problemas que podem acontecer devido ao descarte incorreto do lixo.

Confira nosso site em www.ecosol.com.br

Veja o post anterior sobre Lixo. Será ele um problema ou uma solução?

Um abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta