Embolsamento do LIXO e suas vantagens

Embolsamento do LIXO e suas vantagens para o meio ambiente

Resíduos sólidos urbanos (RSU) ou simplesmente LIXO é o problema que mais abordamos nesse blog, sabe por quê? A disposição do lixo de maneira adequada não é tarefa fácil e o lixo disposto de maneira inadequada, os chamados lixões, causam enormes impactos sociais e ambientais.

Recentemente abordamos dois assuntos muito interessantes no contexto do lixo que são: “Como evitar a exposição do lixo” e “Como evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos”, hoje vamos falar de algo que possivelmente interesse a você, a tecnologia de embolsamento do lixo.

Porque embolsar o lixo?

Conforme já falamos anteriormente, veja um exemplo bem prático: ensacamos o lixo em casa para reter o odor, os líquidos e para facilitar na organização e deslocamento da casa até a lixeira na rua, correto?

Agora imagine esta mesma forma de ensacar o lixo, porém, em grande escala, com um tecido para o embolsamento de alta resistência e impermeabilidade. Os benefícios são muito maiores se comparado a forma de coleta tradicional disponível hoje, e esta solução pode ser utilizada em qualquer lugar do Brasil, independente da região e do clima local.

Alguns benefícios do embolsamento:

  • Isolamento de resíduos do solo;

Com o resíduo sólido embolsado, o contato dele com o meio ambiente não acontecerá, evitando a contaminação de águas, rios, córregos e solo.

  • Ausência de vetores e odores;

Por estar totalmente encapsulado, o resíduo não entra em contato com o meio ambiente, evitando assim a proliferação de vetores e propagação de odores oriundos da decomposição dos resíduos, além de permitir uma aparência mais limpa no local de destino.

  • Melhor organização;

O sistema em bolsas permite um maior controle e rastreabilidade dos resíduos, uma vez que as bolsas podem ser identificadas com data, origem, tipo de resíduo, etc.

  • Melhor ocupação do espaço;

Com o sistema de bolsas compactadas, os resíduos sólidos ficam empilhados, ocupando menos espaço e otimizando de forma mais eficaz o local utilizado para a disposição dos resíduos seja ela temporária ou definitiva.

  • Reduz a geração de gases;

O resíduo não fica exposto a céu aberto, criando assim um ambiente com pouca umidade e oxigenação, reduzindo consideravelmente a geração e emissão de gases tóxicos.

  • Possibilita o reprocessamento dos resíduos no futuro, sem danos ao meio ambiente.

O fato de se ter os resíduos embolsados, permite um futuro processamento da matéria orgânica e reciclável, através da compostagem e triagem, além de não poluir o solo, a água e o ar.

O sistema de embolsamento está pronto para ser utilizado pelos municípios brasileiros, vamos apostar em novas tecnologias que possibilitem acabar com esse problema que assombra o nosso país.

 

Mais informações em nosso site: www.ecosol.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *