Resíduos Sólidos

Embolsamento do LIXO e suas vantagens

Embolsamento do LIXO e suas vantagens para o meio ambiente

A disposição do lixo de maneira adequada não é tarefa fácil e o lixo disposto de maneira inadequada, os chamados lixões ou aterros controlados, causam enormes impactos sociais e ambientais.

Porque embolsar o lixo?

Em casa o lixo é ensacado como forma de reter odores e líquidos certo? Facilitando a organização e deslocamento de sua residência até a lixeira na rua.

Agora imagine esta mesma forma de ensacar o lixo, porém, em grande escala, os benefícios são muito maiores se comparado a forma de coleta tradicional disponível hoje, e esta solução pode ser utilizada em qualquer lugar do Brasil, independente da região e do clima local.

 

Alguns benefícios do embolsamento:

  • Retarda o desprendimento de gases: O resíduo não fica exposto a céu aberto, criando assim um ambiente com pouca umidade e oxigenação, diminuindo consideravelmente a geração e emissão de gases tóxicos;
  • Isolamento de resíduos do solo: Com o resíduo sólido embolsado, o contato dele com o meio ambiente não acontecerá, evitando a contaminação de águas, rios, córregos e solo;
  • Inibe a presença de vetores e odores: Por estar totalmente encapsulado, o resíduo não entra em contato com o meio ambiente, evitando assim a proliferação de vetores e propagação de odores oriundos da decomposição dos resíduos, além de permitir uma aparência mais limpa no local de destino;
  • Melhor organização: O sistema em bolsas permite um maior controle e rastreabilidade dos resíduos, uma vez que as bolsas podem ser identificadas com data, origem, tipo de resíduo, etc.
  • Melhor ocupação do espaço: Com o sistema de bolsas, os resíduos sólidos ficam empilhados, ocupando menos espaço e otimizando de forma mais eficaz o local utilizado para a disposição dos resíduos seja ela temporária ou definitiva;
  • Transformação: Possibilita o processamento dos resíduos no futuro , sem danos ao meio ambiente.

A seguir é apresentado um Infográfico que engloba a Economia Circular, onde pode-se observar desde a etapa de descarte e separação dos resíduos nas residências até a associação do Sistema Ecosol com as Tecnologias Conexas.

 

Portanto, o embolsamento pode auxiliar tanto na coleta, na destinação temporária/controlador de fluxo, e no uso de tecnologias conexas, que através da transformação dos resíduos sólidos pode tornar-se um combustível ou gerar energia.

Deixe uma resposta