Dicas de como melhorar a gestão de RSU

Dicas de como melhorar a gestão de RSU, com um custo baixíssimo, para que você já possa aplicar no seu município.

 

 

Você sabia que mais de 20 doenças são causadas pelo lixo urbano? Que só a cidade de São Paulo gera mais de 15 mil toneladas de lixo todos os dias? Como resolver algo que é tão simples e ao mesmo tempo tão complexo?

Será que existe uma forma de fazer com que o lixo deixe de ser um gerador de epidemias e doenças?

Se você é gestor público, certamente gostaria de ter uma cidade limpa e organizada, com uma população saudável ou gerando maior desenvolvimento e atratividade para o seu município, correto?

Você deve estar se perguntando se isso é possível em seu município, por isso, vou te contar uma história:

Cubatão: a cidade que era chamada de Vale da Morte

Morador de Cubatão observa a poluição na década de 80

Cubatão, microrregião de Santos, em São Paulo, era considerada a cidade mais poluída do  mundo na década de 80. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, deu-se início a um processo acelerado de industrialização em Cubatão, que até então era um paraíso verde. 

Cercada pela Mata Atlântica, a cidade era rica em recursos naturais e estava estrategicamente localizada.

Em 15 anos, cerca de 60 km de mata atlântica havia sofrido degradação, formando uma clareira que podia ser vista por quem descesse a Serra do Mar. O resultado é que o ar ficou mais denso, passou a possuir cheiro e cor, e os mananciais foram poluídos.

No início dos anos 80, houve um aumento considerável de crianças que nasceram mortas ou com graves problemas neurológicos e anencefalia. Cubatão passou a ser líder em casos de problemas respiratórios no país. 

A ONU então, alarmou o mundo sobre os problemas e consequências causadas pela poluição do polo industrial usando a cidade de Cubatão como um exemplo a não ser seguido. 

A partir disso, a cidade ficou conhecida como Vale da Morte.

Cubatão renasce das sombras da poluição

 

O Governo do Estado de São Paulo resolveu mapear e estudar as causas da poluição na cidade. Com isso, a partir de 1983, implantaram um plano de recuperação ambiental. Em 1989, as 320 fontes poluentes que existiam na época já estavam controladas.

Na ECO92, Cubatão foi apontada pela ONU como Símbolo de Recuperação Ambiental, tendo 98% do nível de poluentes controlado, e passou a ser exemplo em todo o mundo como a cidade que renasceu das sombras da poluição.

Cubatão nos dias atuais
Cubatão nos dias atuais

 

Em 2011, a cidade apresentou 100% de controle de poluentes.

Essa história demonstra o alto preço que Cubatão pagou. A sua cidade não precisa passar por isso. Com simples ações você pode evitar inúmeros danos ao seu município.

3 ações básicas que irão contribuir para a gestão dos RSU

  1. Separe o lixo: conscientizar a população deve ser o primeiro passo. Em países de primeiro mundo, a população separa o lixo em casa. Vamos seguir este exemplo.
  2. Coleta seletiva: levando em consideração que a população está fazendo sua parte, estabeleça dias da semana para coleta seletiva e crie pontos de coleta para resíduos específicos, como pilhas, baterias e óleos de cozinha.
  3. Dê o destino correto para o lixo: ao separar na estação de triagem, é possível aproveitar grande parte dos resíduos, gerando receita e reduzindo despesas com RSU.

Com estas simples ações, se reduz drasticamente a contaminação do meio ambiente, bem como as doenças e as epidemias vindas do lixo.

O que você está esperando para mudar a realidade do seu município?

Deixe seus comentários em nosso blog, eles serão importantes para podermos criar materiais que se encaixem na sua realidade e assim ajudá-lo na gestão do RSU em seu município.

Abraço!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *